sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Downswing

E aí galera, beleza?

Hoje não está tão beleza pra mim, estou passando por uma fase ruim pra qualquer jogador de Poker, estou em uma downswing violenta. No início do projeto tive uma upswing muito boa, agora se converteu em down. Nesses momentos geralmente ficamos mais inseguros do nosso jogo, e o baralho geralmente castiga muito. É uma fase muito delicada. Na verdade ainda não aprendi a lidar muito com isso, sempre tenho muita dificuldade de examinar o motivo da de uma downswing tão violenta, afinal, foram 55 buy-ins médios em 3 dias (meu buy-in médio é de US$ 0,83), isso representa algo em torno de 25% do meu bankroll.


Desta vez, diferentemente de outras vezes sei bem o que ocasionou esta down. Eu vinha de um momento muito bom, "runnando" muito bem, e estes momentos me deixam mais relaxado e acabo abaixando a guarda. Eu estudo menos pois afinal estou ganhando, deixo de fazer session reviews do meu jogo e procurar por leaks, coisa que fazia diariamente, onde eu acabo ficando inseguro do meu jogo, quando um momento desses chega, aí meu amigo, é como dizia o velho Muricy, "a bola pune", no nosso caso, o baralho pune, as bads ficam piores do que são, tenho mais dificuldade de vencer os adversários, afinal estou inseguro do meu jogo, e o gráfico só desce, o BR também. Mas acho que esta é a primeira vez que estou encarando a downswing como uma oportunidade de fazer crescer o meu jogo, se eu realmente quiser transformar o Poker em minha tão sonhada profissão, vou ter que entregar mais de mim ao Poker, tenho que me dedicar mais, por isso, vou mudar algumas coisas na minha rotina.
Primeiro, vou começar a fazer revisão do meu jogo diariamente, como fiz durante o mês de agosto/2016, que foi o meu melhor mês jogando Poker. Diariamente vou selecionar mãos e torneios para revisar e procurar leaks para melhorar meu jogo.
Antes de iniciar minhas sessões, diariamente também vou fazer um aquecimento para o jogo, geralmente, minhas primeiras mesas e sessões são bem ruins, começo a melhorar após a segunda sessão, muitas vezes por falta de concentração. Irei fazer um aquecimento assistindo vídeos técnicos antes de iniciar o grind, diariamente, e transformar isso em rotina.
Quando deixo de estudar eu jogo muito no automático, começo a forçar situações que são -EV, meu jogo fica muito ruim, minha downswing não é só por conta da randomicidade do baralho, a maior parte dela acontece porque estou jogando mal, e reconheço isso, mas não adianta ficar lamentando o leite derramado agora, porque no Poker ou você ganha ou você aprende. Se você tiver esse mindset, suas downs serão encaradas como uma oportunidade pra melhorar também.

Fico por aqui pois agora tenho que fazer minhas reviews!

Até mais galera! GL e nos vemos nas mesas!

PS: já estão até me reconhecendo nas mesas por causa do blog, isso é muito bacana e gratificante, ver que tem gente me acompanhando nessa tarefa tão difícil! Valeu galera!

7 comentários:

  1. Olá Mooskka! :D Como disse que estou seguindo o seu blog não vou deixar de dar o meu comentário nessa sua situação:
    Muitas vezes não jogamos os nossos A games, pois não estamos concentrados, ou estamos com o "ego inflado" e não enxergamos o que fazemos de errado.
    Mas além disso, no seu caso, eu acho que vc não tem o bank preparado para a variância do tipo de jogo que está jogando.
    (Eu não sei qual a sua banca total, apenas consigo ver o seu lucro pelo sharkscope). Então eu quero que você veja esses 2 gráficos de um jogador regular:
    45man 0.50: http://pt.sharkscope.com/#Player-Statistics/Advanced-Search//networks/PokerStars/players/Manifest95?filter=Entrants:40~45;StakePlusRake:USD0.50

    45man 1.50: http://pt.sharkscope.com/#Player-Statistics/Advanced-Search//networks/PokerStars/players/Manifest95?filter=Entrants:36~45;StakePlusRake:USD1.50

    Se você olhar o gráfico do de 0.50 o jogador chegou a ter 60,00 doletas de down em 1100 jogos (do jogo 3500 ao 4662) e o gráfico dele andou pro lado por aprox 2000 jogos!) E downs de 40 dólares são comuns nesses jogos.

    Agora, se você olhar o gráfico do de 1.50, a down castiga muito mais! o cara teve uma down de quase 300 doletas! e se vc for olhar outros gráficos parecidos, encontrará valores parecidos.
    Se você for pensar, downs de até 180doletas dos jogos 45man de 1,50 são bem comuns, é só ver a proporção (60 dol nos de 0.50, 180 dol nos de 1.50, 360 dol nos de 3? etc.)

    Ao analisar tudo isso vocë tem que ver qual downsing o seu bankroll comporta. O ideal é vc jogar com uma folguinha para que quando isso acontecer não te abalar psicologicamente.

    Se você for olhar para o meu gráfico eu jogo com uma margem bem grande ( http://pt.sharkscope.com/#Player-Statistics//networks/PokerStars/players/maluka_lili )pois sei que se perder muito vou me abalar, por isso que nas minhas fases de down ao mais ando para o lado do que para baixo (como está acontecendo agora).

    Enfim, te aconselho a rever a sua grade e sempre analisar os swings dos jogos que está jogando :D

    É isso ai! Tamo Junto!
    GL sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Liliane! Uau, seu gráfico é coisa linda de se ver! Parabéns! Vc fez uma bela análise, não estou dentro de uma gestão de banca confortável pra jogar SNG micro, que seria por volta de 500BI's, mas como estou construindo BR tenho que ser um pouco mais agressivo, tem jogadores que adotam uma gestão ainda mais agressiva pra começar a construir a banca, entre 50 a 100 BI's, isso eu já acho muito pouco, o que mais pesa no caso das minhas downs é que nado, nado, nado e não saio do lugar, eu ganho uma bela grana por semanas e depois em 3 dias perco tudo, pesa mais esse lado psicológico, de ter que recomeçar sabe, acho downswings normais, mas de tempos em tempos tenho algumas muito violentas, tive uma esses tempos de $100 jogando no máximo 8 mesas simultâneas, que pra quem joga micro é mta coisa. Já joguei com esse cara acima, ele tem volume absurdo. Pra quem joga 15+ telas igual ele tem que se acostumar com uma down dessa, pq imagina uma sessão que ele não ganha nada. Mas o que pesa mais pra mim é isso, e não o lado tanto de me preocupar em quebrar, pq acho bem difícil disso acontecer, mesmo em downs como essa.
      O que vc está jogando agora?
      Abçs!

      Excluir
    2. Oi Thiago!
      Então, eu atualmente grindo mais os 9man de 0.50 ou os 45man de 0.25.
      Eu a pouco tempo consegui chegar nos 150 dol de lucro para poder subir para os 9man de 1.50, mas vou dando tiros aos poucos, para ir me ajustando a outro formato de blinds (o de 0.50 é diferente do restante).
      E tenho uma gestão bem conservadora, buscando jogar com 100buyins pelo menos.
      Mas isso varia de jogador para jogador. E toda vez q eu tenho um sessão ruim eu paro e estudo, pois sei que ainda tenho algumas dúvidas no meu jogo, mas aos poucos vamos aprendendo kkk.

      Você utiliza algum HU atualmente?

      Excluir
    3. E aí Liliane, muito bacana! Se eu fosse vc abandonava um pouco esses sng de 9p e tentava buscar outros jogos, os de 45, 90 e 180 são bons para aprendizagem de jogabilidade em torneios, não tem sensação melhor que vc ver a mesa final ascender! Fora que tem muito mais jogadores ruins, nos de 9p tinha mtas vezes que chegava a pegar 4 regs na mesma mesa. Também sofri muito quando joguei outros jogos pq somente o de 9p 0.50 o PS deixou na estrutura de blinds antiga, não sei o pq. Acho que 100 BI's pro de 9p OK de gestão, nos de 45 e 180 eu jogo sempre com 200+, no momento estou com USD 171.00 de banca, e o meu BI médio é de 0.83 já contando o rake. Eu uso o HUD do Holdem Manager atualmente, experimentei o PT4 também mas gostei mais do HM e tbm a comunidade do HM é maior, mais fácil de buscar dicas.

      Excluir
    4. Show de boa Tiago! :D
      Então, eu normalmente jogo os 9 playes pois o meu tempo livre é sempre complicado, as vezes eu só tenho uma hora para jogar, outras vezes eu não sei se serei interrompida ou não. Dai é 9 players ou cash kkk.
      Mas acho que os de 45 e 90 turbo não devam durar mais do que 2 horas, então eu posso começar a enquadra-los na minha grade quando tiver mais de 2 horas disponíveis kkk. (quem sabe das 23h as 1h) dai acho q dá boa! :D

      Excluir
    5. Boa Liliane. Tenho o mesmo problema de tempo! As vezes jogo de madrugada pra compensar o volume, essa semana mesmo teve dia que o grind foi até as 4 da manhã, mas fazer o quê, é o horário que tenho. Os sits de 45p levam cerca de 1:20 pra cravar.

      Excluir